Porto Vitória participa da 4ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná em Foz do Iguaçu

Aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro, em Foz do Iguaçu, a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná. Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, a conferência abordou o tema “Democracia e Direito à Cultura”, reunindo delegados natos e delegados eleitos pelos municípios paranaenses para revisar o Plano Estadual de Cultura (PEC-PR) e debater os eixos temáticos e setoriais.

O município de Porto Vitória esteve presente na conferência, sendo representado pela prefeita, Marisa Ilkiu de Souza; vice-prefeito, Gerson Werle; Secretária de Educação e Cultura, Marcia Terezinha Naconiecni Baumann; Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Delegado Titular Regional de Cultura, Fritholt Baumann.

O primeiro dia de conferência debateu sobre os 6 eixos temáticos: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais, e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Já o segundo dia abordou os eixos setoriais que abrangem o campo das Artes Visuais; Música; Audiovisual; Ópera; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Teatro; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; e Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares. O segundo dia também tratou sobre o Plano Estadual de Cultura.