História da Cidade

Linda Porto Vitória, terra das cachoeiras, terra de descendentes alemães, terra de gente querida e acolhedora.

Em 1951, com a Lei nº 790, Porto Vitória foi elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de União da Vitória.

Já em 1963, foi elevado a Município desmembrando-se do Município de União da Vitória. Foi instalado em 08 de dezembro de 1964. Seu primeiro Prefeito foi o Senhor Rodolfo Neumann Filho. Os habitantes do Município são chamados Portovitorienses.

O Município localiza-se na região sul do Brasil, mesorregião sudeste do Estado do Paraná e pertence à microrregião do médio Iguaçú. Tem seu território com 213,013 km², com uma altitude média em relação ao nível do mar de 750 metros.

Porto Vitória, conhecida como a terra das cachoeiras por suas diversas quedas d’águas encontradas por todo município, também é conhecida como a terra do animal pré-histórico Megatério, bicho preguiça gigante. Foi encontrado pela Família de Otto Bayer  no ano de 1929, e cavada através de  uma expedição liderada pelo Professor de História Natural, V. Staviarski, do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Estima-se que o animal chegava a medir 7 metros, e tornou Porto Vitória importante no cenário científico nacional.

Banhada pelo majestoso Rio Iguaçu, Porto Vitória conta com grande potencial turístico, desde a gastronomia, cultura alemã, até o seu grande potencial para a pesca, principalmente a pesca esportiva do dourado.

Desenho do Megatério em uma das laterias do Portal do Município

Bandeira

Brasão